11 de setembro de 2023

Campeonato mundial de torra de café: o que muda com as novas regras?

Compartilhar:

Em 18 de maio de 2023 a SCA divulgou as regras e regulamentos atualizados para os Campeonatos Mundiais de café que ela organiza. A maior mudança acontece no regulamento do Campeonato Mundial de Torra de Café (WCRC), que acontece em Taipei, Taiwan, de 17 a 20 de novembro de 2023. Além deste campeonato, no período também acontecem os mundiais de Latte Art e de Coffee in Good Spirits.

A principal competição internacional de torrefadores agora incorporará aspectos da Avaliação do Valor do Café nas rotinas dos concorrentes e no processo de julgamento. Então, como isso afeta o futuro da competição? Continue lendo para descobrir mais.

Você também pode gostar do nosso artigo sobre se o novo formulário e protocolo de cupping SCA agregará mais valor para o café especial.

detalhe da mão de um torrefador operando equipamento de torra de café

Analisando as novas regras

Em um anúncio, a SCA declarou: “As mudanças nas regras do WCRC estão centradas na parte de avaliação da competição, para equilibrar melhor o peso das habilidades de torrefação do concorrente e dos resultados produzidos por meio delas na competição. Elas incluem a introdução de novas escalas de avaliação, alinhadas com a Avaliação do Valor do Café da SCA, conforme as melhores práticas de pesquisa e ciência sensorial.”

As regras e regulamentos atualizados afetam o processo de avaliação de cupping da WCRC. Isso inclui o protocolo e a folha de pontuação da avaliação de torrefação de produção. Vamos dar uma olhada nas atualizações de regras e regulamentos específicos:

Plano de torrefação 2.2.6 e 6.5

Nos Campeonatos Mundiais de Torra de Café anteriores, conforme as regras 2.2.6 e 6.5, cada competidor tinha que apresentar um plano de torra para cada torra de produção. Este plano descreve claramente vários fatores:

  • peso;
  • temperatura;
  • leitura de cores do café torrado;
  • resultados de sabor e aroma da torra, incluindo a intensidade da acidez e do corpo.

Os concorrentes da WCRC também devem usar a Roda de Sabor do Provador de Café da SCA como ferramenta de referência. Após essa mudança de regras, os competidores do evento deste ano em Taipei agora terão que enviar um plano de torrefação atualizado.

Esse documento inclui um formulário de resultados sensoriais alinhado com a Avaliação do Valor do Café para cada categoria de atributo sensorial que os juízes avaliam:

  • fragrância e aroma;
  • sabor;
  • gosto residual;
  • acidez;
  • doçura;
  • sensação na boca.

Avaliação da folha de pontuação do plano de torrefação 8.0

Antes das recentes mudanças nas regras do WCRC, a escala de avaliação para a folha de pontuação do Plano de Torra variava de 0 a 6. Uma pontuação de 0 é “inaceitável”, enquanto 6 é “extraordinário”. Na competição deste ano, a escala de avaliação agora incluirá apenas quatro categorias:

  • nada para avaliar ou fora da faixa aceitável – 0;
  • não muito preciso (aceitável/médio) – 1;
  • um pouco preciso (bom/muito bom) – 2;
  • muito preciso (excelente/extraordinário) – 3.

A SCA diz que essa mudança de regra está conforme a pesquisa de análise sensorial conduzida como parte do projeto de três anos da organização para desenvolver seu protocolo de cupping e classificação.

Folha de pontuação de cupping de torrefação de produção 9.3

Quando se trata de avaliar as torras de produção dos concorrentes, os juízes da WCRC usaram anteriormente uma folha de pontuação de avaliação de produção. Isso foi baseado em uma pontuação total de 100 pontos. Os juízes também utilizaram uma escala de avaliação de cupping de produção, que variou entre 6.00 e 10.00.

A mudança de regra WCRC 9.3 de 2023 significa que a folha de pontuação de avaliação de cuppings de produção agora inclui duas pontuações separadas: avaliação afetivade café e precisão dos descritores de café, bem como quaisquer defeitos de torrefação.

Avaliação do café 9.3.1

Por fim, para pontuar a qualidade das torras de produção dos concorrentes, os juízes da WCRC agora usarão uma escala de nove pontos, que varia de 0 (“nenhum para avaliar”) e 9 (“extraordinário/extremamente alto”). Pontuações entre 0 e 3, no entanto, exigirão aprovação do juiz principal.

Participante do Campeonato Mundial de Torra de café analisando detalhes de sua torra.

O que isso pode significar para futuros campeonatos mundiais de torra de café?

Há muito para entender sobre essas novas regras. Indiscutivelmente, o maior fator a considerar é que tanto os concorrentes quanto os juízes agora precisarão levar em conta mais informações ao descrever e avaliar o café.

“As competições tocam muitas pessoas na indústria e essas regras serão implementadas por mais de 60 órgãos de competição licenciados em todo o mundo, sendo importante que eles estejam conectados à Avaliação de valor do café. Estamos totalmente comprometidos em garantir que a avaliação seja acessível para podermos tornar o café especial uma atividade próspera, equitativa e sustentável para todos”, diz Yannis Apostolopoulos – CEO da SCA.

Maior probabilidade de conseguir pontuações melhores?

Com novas classificações de intensidade e descritores CATA adicionados ao plano de torrefação do WCRC de 2023 – além da possibilidade de poder incluir descritores extrassensoriais no formulário – os concorrentes poderão descrever com mais precisão seu café. 

Em teoria, isso pode aumentar suas chances de receber uma pontuação mais alta – desde que sua produção seja de alta qualidade e corresponda à experiência dos juízes.

Da mesma forma, com a folha de pontuação de cupping de torrefação de produção WCRC, agora incluindo duas pontuações separadas para avaliação afetiva de café e precisão dos descritores de café, a avaliação dos juízes pode estar mais de acordo com as descrições dos concorrentes de seu café.

Detalhe de um torrador de cafés em operação

Conforme a SCA, os órgãos de competição têm a opção de implementar as regras atualizadas este ano ou na temporada 2024. No entanto, os novos regulamentos de Avaliação do valor do café serão usados na final mundial de 2023 em Taiwan. Então com certeza veremos como eles afetam a competição.

“Reconhecemos que estas são grandes mudanças para a comunidade de competições. E estaremos hospedando uma série de webinars para apoiar e responder a perguntas”, disse a SCA em um comunicado à imprensa.

Resta saber se essas mudanças agregarão valor ao World Coffee Roasting Championship. Mas, ao ampliar a gama de informações coletadas e avaliadas como parte da competição, certamente haverá benefícios para os concorrentes.

Gostou? Então leia nosso artigo sobre por que Busan sediará os campeonatos mundiais de café de 2024.

Créditos da foto: Michelle Illuzzi, Specialty Coffee Association

PDG Brasil

Traduzido por Daniela Melfi

Quer ler mais artigos como este?  Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: