4 de maio de 2022

PDG Brasil completa 2 anos celebrando o café da semente à xícara em todo o país

Compartilhar:

O ano era 2020. A pandemia de Covid 19 tinha acabado de ser decretada, mas já estava decidido: em maio iríamos lançar o PDG Brasil. “Vamos em frente!”, disse Henry Wilson, fundador do Perfect Daily Grind.

A plataforma global de café, criada no Reino Unido, também conhecida como PDG, já tinha consolidado dois projetos: o PDG (em inglês) e o PDG Español (em espanhol). Uma audiência brasileira considerável já lia os artigos, mesmo em inglês, confirmando a existência de uma demanda por conteúdo qualificado e educacional sobre café no Brasil da semente à xícara. 

Foram 9 meses de trabalho (pré-pandêmicos), desde a concepção e programação do site até traduções de artigos, definições editoriais, seleção da equipe. Aos poucos, o projeto foi ganhando corpo. Então, em maio de 2020 nasceu o PDG Brasil

De lá pra cá, a plataforma se estruturou e, passo a passo, está realizando seu propósito de compartilhar conteúdo sobre café do Brasil para o Brasil. Diariamente trazemos artigos originais e exclusivos, produzidos por uma equipe de colaboradores especializados que conhecem (e muito) sobre café. 

Siga lendo para conhecer um pouco mais sobre o PDG Brasil hoje e sobre as novidades de aniversário que vamos apresentar neste mês. 

Você também pode gostar de conhecer os nossos valores e propósitos

PDG Brasil

Conheça o PDG Brasil hoje

O PDG está orgulhoso do caçula da turma, o PDG Brasil. Desde o seu lançamento, em maio de 2020, já somamos cerca de 430 mil pageviews. Ou seja, quase meio milhão de visualizações de nossos artigos em português sobre os diferentes elos da cadeia produtiva do café. 

Durante esses dois anos oferecendo conteúdo qualificado sobre café para todo o Brasil, conquistamos leitores em mais de 1.000 cidades, em todos os 26 estados do Brasil. São principalmente millennials (30%) e geração Z (22%), mas conversamos com todas as gerações do café. 

Embora sejamos uma empresa de DNA internacional, no último ano montamos uma equipe de experts em café 100% nacional. A equipe, que começou com dois participantes, Nicholas Yamada e Ivan Petrich, conta agora com mais de 20 colaboradores espalhados por todo o país, incluindo Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de dois colaboradores brasileiros sediados em Lisboa, Portugal, além da editora-chefe, Giuliana Bastos, paulistana, que ingressou no time em maio de 2021 e trouxe seus anos de experiência jornalística para o editorial do PDG Brasil.

No conteúdo produzido por essa equipe, buscamos sempre seguir o padrão PDG, destacando a voz de profissionais reconhecidos como autoridades em seus segmentos e reunindo opiniões diferentes e relevantes sobre os diversos temas abordados. 

Nicholas Yamada, diretor geral do PDG Brasil e diretor de relacionamento global do PDG, que é o responsável por trazer a marca para o Brasil, conta como é ver o projeto se estabelecer.  “Só agora, dois anos depois do lançamento, que estamos percebendo como tem sido importante o trabalho de curadoria editorial, planejamento, divulgação, e mídias sociais feito por toda a equipe do PDG Brasil”, conta.  

“Hoje, é uma satisfação tremenda ouvir de pequenos produtores e produtoras que o nosso conteúdo foi útil de alguma forma, ou mesmo encontrar com mestres de torra que fazem questão de dizer que acessam o nosso site toda a manhã antes de começar a torrar. O nosso impacto positivo é real.”

“Muito se fala sobre o café ser esse agente que conecta as pessoas, que cria novos relacionamentos, e me enche de orgulho saber que o PDG Brasil está aí para isso: fortificar esses laços e relacionamentos.” 

Um detalhe: o PDG Brasil não é só site. É também PDG Media, agência de comunicação especializada em conteúdo estratégico de café para diferentes marcas; é também PDG Education, plataforma de educação cafeinada online; é também Producers Roasters Forum, evento de conexão entre cafeicultores e compradores de café de todo o mundo.

Vale destacar aqui que, desde o nosso início, contamos com o apoio de empresas relevantes do mercado de café do Brasil, às quais agradecemos a confiança e as parcerias.  

produção de café mudas

Novidade de aniversário

Dentro da linha editorial do PDG Brasil, há uma dedicação diária para compartilhar com nossa audiência conteúdo significativo dos diferentes segmentos do mercado. Para além dos artigos, a cada 15 dias, publicamos o Notícias do Café, um apanhado das novidades mais importantes do mercado, e os Guias de Cafeterias de cidades de todo o país, mostrando a potência que o café de qualidade apresenta no Brasil.

Uma das novidades que traremos nas próximas semanas é a seção Outros Olhares, o espaço de opiniões do PDG Brasil. As colunas, inicialmente quinzenais, fazem parte de nossa estratégia de cada vez mais dar voz a profissionais que respeitamos e acompanhamos, e que oferecerão, sem dúvidas, um conteúdo de altíssimo nível para o setor e todos os seus segmentos.  

Esta é uma forma de presentear nossos leitores reafirmando o nosso compromisso com o conteúdo de qualidade, educacional e inovador sobre café. 

Conheça a seguir os nossos colunistas: 

Ana Argenta

Fundadora da Argenta Cafés, consultoria de negócios de café, é formada em Tecnologia da Informação, pós-graduada em Marketing e Gestão de Negócios e MBA pela Business School São Paulo e pela Rotman School of Management, University of Toronto.

Cauã Sparling 

Fundador do Fora da Lei Café, advogado, head barista, mixologista, consultor de abertura de cafeterias, coffee hunter, mestre de torra, professor  de barismo, mestre de louça e pesquisador amador.

Eystein Veflingstad 

Proprietário da Terceira Onda Consultoria em Café, e trabalha com torrefação, pós-colheita, aprimoramento sensorial e extração de café. 

Giuliana Bastos 

Editora-chefe do PDG Brasil, produtora de conteúdo especializada em café e em jornalismo ambiental e co-criadora do Grão Coletivo e do São Paulo Coffee Hub.   

Nicholas Yamada 

Diretor Geral do PDG Brasil, diretor de relacionamento do PDG Global e especialista em comércio exterior. 

Willem Guilherme de Araújo 

Engenheiro agrônomo, coordenador técnico da Emater-MG, especialização em gestão ambiental e manejo de sistemas agrícolas e MBA em Coffee Business. 

a minha colheita

A 2ª edição do concurso de fotos A Minha Colheita PDG Brasil

Foi gigante o sucesso da primeira edição. O Concurso A Minha Colheita PDG Brasil engajou centenas de produtores e produtoras de café em todo o Brasil para apresentarem as melhores fotos de seu momento de colheita. As melhores fotos foram selecionadas por um grupo de jurados profissionais e também pelo público.  

A beleza do momento mais importante da safra cafeeira tornou-se inquestionável. As pessoas, a natureza, os detalhes, tudo contribuiu para uma reunião das mais marcantes imagens das fazendas. Deu gosto de ver. Tudo foi acompanhado de perto pela audiência por nossas redes sociais e movimentou o pessoal dos quatro cantos do Brasil, que votou, torceu e enviou suas fotos.  

E neste ano teremos novamente o concurso, será a 2ª edição do A Minha Colheita PDG Brasil. A novidade desta edição, além dos jurados (que serão revelados nas próximas semanas), é que o concurso aceitará a participação de fotos de colheitas safra 2021/2022 das regiões que fazem colheitas tardias, como Caparaó e Chapada Diamantina.  

“Sempre gostei muito dos artigos do PDG Brasil. E, quando surgiu o concurso, imaginei que seria uma boa ideia participar. Fui apoiado por todos os colegas de trabalho, amigos, cooperativas e entidades com quem a fazenda tem relacionamento. Foi sensacional, onde passo agora todo mundo dando os parabéns e fazendo comentários sobre a foto”, conta Paulo Henrique Teixeira Silva, da Bioma Café, autor da foto campeã da primeira edição do concurso A Minha Colheita PDG Brasil.  

Acompanhe os detalhes da próxima edição do concurso aqui no site ou se inscrevendo na nossa newsletter.

novidades sobre café

O que esperar do futuro do PDG Brasil? 

A gente brinca que “o futuro a Deus pertence”, né? Mas, para além da fé (que, aliás, é grande), o PDG Brasil trabalha diariamente para fortalecer o mercado de café no país. Então tudo o que estiver ao nosso alcance vamos fazer. 

Seja compartilhar conteúdo de qualidade focando nos diferentes segmentos, apresentar soluções para os grandes desafios do café brasileiro, fazer análises do mercado ou reunir opiniões de especialistas nos mais diversos temas, trazer tendências do que está acontecendo no mundo, prestigiar os grandes talentos que temos no Brasil…

“O PDG criou o PDG Brasil para oferecer ao setor de café brasileiro uma revista digital que não fosse apenas acessível, mas que oferecesse conteúdo de alto nível e relevante, para que dessa forma, cada matéria do PDG Brasil faça a diferença no dia a dia do nosso leitor”, explica Nicholas. 

“Acreditamos muito no poder da educação. Sem ela, as barreiras para o ser humano evoluir se tornam cada vez mais rígidas, e o nosso papel como revista digital, hoje, é oferecer todo o conhecimento possível para que o setor de café cresça e se desenvolva cada vez mais.”

Seguiremos em frente, buscando oferecer a cada dia mais informações e serviços para contribuir com as conexões e o fortalecimento do mercado de café. E um grande brinde ao PDG Brasil, ao café brasileiro e a todas as pessoas que fazem a roda cafeinada girar neste país. Tim tim!     

Ei, queremos saber: o que você acha do PDG Brasil? Compartilhe um vídeo com a resposta e marque a gente para sabermos a sua opinião.

Créditos: Paulo Henrique Teixeira Silva/Bioma Café (destaque e foto campeã do concurso A Minha Colheita PDG Brasil); Acervo Fabiola Jungles (observando cafés secando no terreiro de Augusto Borges, da Fazenda Capadócia); Divulgação Fazenda e Viveiro Bela Época (mudas de café); Tribus Studio (fazenda de café, registros do roteiro Rota do Café Especial, em Carmo de Minas / MG).

PDG Brasil

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: