8 de março de 2023

Como as cafeterias podem reduzir o desperdício de copos descartáveis?

Compartilhar:

Copos descartáveis são usados por cafeterias em todo o mundo. No entanto, com os consumidores cada vez mais conscientes de seu impacto ambiental, é claro que cada vez mais empresas precisam se adaptar e se afastar dos copos descartáveis.

Segundo a Clean Water Action, só os EUA consomem cerca de 130 mil milhões de copos descartáveis por ano. Como eles são difíceis de reciclar, também podemos concluir que a maioria desses copos acaba indo para o aterro, onde contribuem para o crescente problema de gestão de resíduos.

No entanto, em resposta à questão do desperdício dos copos descartáveis, algumas cafeterias agora oferecem descontos para clientes que levam suas próprias xícaras reutilizáveis, bem como outros esquemas de troca. Mas como funcionam essas iniciativas? E quais são os benefícios?

Para descobrir, conversei com quatro profissionais de café envolvidos no programa de xícara reutilizável HuskeeSwap. Continue lendo para saber mais sobre o que eles têm a dizer. 

Você também pode gostar do nosso artigo sobre por que a reciclagem de copos de café descartáveis é tão difícil.

Copos descartáveis acumulados em lata de lixo

Por que os copos descartáveis são um problema?

Há uma série de questões de sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento de café, mas nenhuma recebeu o mesmo nível de atenção que os copos descartáveis.

Muitos copos descartáveis são fabricados usando plásticos à base de petróleo, como isopor, polipropileno ou papel revestido com polietileno. Embora esses materiais sejam úteis para reter o calor e evitar vazamentos, eles consomem muita energia para serem fabricados e não são facilmente reciclados.

Estima-se que são necessárias cerca de 20 milhões de árvores e 12 bilhões de galões de água para produzir 58 bilhões de copos de papel por ano. Além disso, um estudo realizado pela empresa de testes de produtos Intertek descobriu que o rastro de carbono de produzir, usar e descartar apenas um copo descartável é o equivalente a mais de 60g de dióxido de carbono.

Ao considerar a escala de uso de copos descartáveis em todo o mundo, as emissões são, no mínimo, preocupantes. Além disso, mesmo quando descartados, os copos descartáveis continuam a ser um grande problema ambiental.

Especialistas acreditam que os copos de café descartáveis podem levar até 30 anos para se decompor devido aos baixos níveis de oxigênio, calor e fluxo de ar em condições de aterro.

Em resposta a essas preocupações, vimos vários países começarem a implementar proibições de plástico de uso único. Em 2019, os líderes de 170 países se comprometeram a “reduzir significativamente” o uso de plásticos (incluindo copos de café descartáveis) até 2030.

Nos três anos desde então, as Nações Unidas também elaboraram seu mandato de poluição plástica final  que poderia ver os líderes globais pressionarem por uma redução ainda maior de plásticos e copos descartáveis.

Pessoa segurando copos plásticos descartáveis sujos

É possível reciclar copos descartáveis?

À medida que mais e mais países implementam proibições em copos e plásticos de uso único, vimos o número de alternativas biodegradáveis, compostáveis e recicláveis aumentar. No entanto, essas alternativas de copo descartáveis também têm seus problemas próprios, especialmente quando se trata de descarte.

Um relatório de 2017 do Comitê de Auditoria Ambiental da Câmara dos Comuns do Reino Unido descobriu que apenas um em cada 400 copos descartáveis são devidamente reciclados no Reino Unido. Isso significa que a maioria deles vai direto para o aterro, independentemente de serem ou não recicláveis.

Muitos copos de uso único são feitos de isopor, polietileno ou polipropileno, sendo todos difíceis ou impossíveis de reciclar. No entanto, mesmo copos de café à base de papel são difíceis de reciclar.

Isso acontece porque a maioria deles é revestida com plástico para evitar vazamentos. Muitas instalações de reciclagem em todo o mundo não têm a infraestrutura adequada para separar os materiais, o que geralmente significa que os copos acabam indo para aterros.

Além disso, embora os copos de uso único biodegradáveis e compostáveis sejam projetados para se decompor mais rapidamente, isso depende muito de como eles são descartados. 

Em condições adequadas, a legislação da UE exige que os materiais compostáveis para uso industrial biodegradem completamente no prazo de seis meses. No entanto, em ambientes de aterro anaeróbio, copos compostáveis e biodegradáveis podem permanecer intactos por anos.

vista traseira de uma máquina de espresso com copos reutilizáveis em cima

Esquemas de trocas de copos reutilizáveis

Com as proibições de copos descartáveis se tornando mais comuns em todo o mundo, muitas cafeterias buscam maneiras de reduzir seu uso. Uma das soluções mais comuns é a troca de copos reutilizáveis, que vem sendo usada por cada vez mais redes e estabelecimentos.

Por exemplo, a Starbucks está testando seu esquema de empréstimo de xícara em suas lojas em Seattle, Japão, Cingapura e Londres. A empresa também conseguiu eliminar todo o uso de copos descartáveis em 16 de suas lojas na Coreia do Sul.

Michael McFarlane é o Chefe de Vendas e Marketing da Huskee, que projeta e fabrica copos reutilizáveis com um programa de troca de associados.

“Os esquemas de troca de xícaras de café oferecem uma solução para as cafeterias”, ele me diz. “Eles podem continuar a servir cafés para viagem, mesmo com proibições e taxas para copos descartáveis entrando em vigor em todo o mundo.”

Além dos esquemas de marcas maiores, também houve uma adoção recente de programas de troca de copos reutilizáveis em muitas cafeterias de menor porte. Um exemplo é o esquema HuskeeSwap, que está ativo em mais de 1.000 estabelecimentos em 22 países.

Como funciona o HuskeeSwap

Para participar, um cliente simplesmente compra um HuskeeCup (se ainda não tiver um) e o entrega ao barista para preparar seu café em uma cafeteria participante. Após terminarem a bebida, eles devolvem a xícara ao barista na próxima vez que pedirem, que depois a troca por uma xícara pré-lavada cheia com seu pedido de café, economizando o tempo do cliente na lavagem da xícara.

Michael explica mais sobre como esse sistema funciona. “As cafeterias possuem uma prateleira giratória de HuskeeCups pré-lavados, então eles trocam um copo quando um cliente pede”, diz ele. “Todos os copos trocados são então lavados para reabastecer a prateleira.”

Cyrus Hernstadt é o Diretor de Comunicações da Think Coffee, uma torrefação em Nova York que também participa do esquema HuskeeSwap. “Nossa equipe lava e higieniza os copos usados deixando-os prontos para o próximo uso. Isso poupa o tempo dos clientes assim como impede o descarte dos copos em aterros.”

Embora muitos clientes tenham suas próprias xícaras reutilizáveis, as visitas às cafeterias muitas vezes não são programadas. Isso significa que os consumidores acabam por esquecer de trazê-las. Além disso, lembrar de limpar o copo pode ser um problema para alguns clientes.

Jay Yu é o barista-chefe da Campus Life, que opera várias cafeterias na Universidade Macquarie em Sydney, Austrália. Ele diz que desde que a cafeteria aderiu ao esquema HuskeeSwap, 75% de suas bebidas foram preparadas em copos reutilizáveis.

“Como cliente, tudo o que você precisa fazer é fazer uma compra única de um copo e tampa Huskee. Então é possível levá-lo a qualquer cafeteria que participe do esquema HuskeeSwap. Como dono de uma cafeteria ou barista, você só precisa coletar o copo usado e trocá-lo por um limpo”, acrescenta.

Equívocos durante a pandemia de Covid-19

Antes da pandemia, os programas de troca de copos reutilizáveis estavam se tornando cada vez mais populares. Infelizmente, como resultado da Covid-19, muitas cafeterias tiveram que parar de aceitar copos reutilizáveis devido a preocupações sobre a propagação do vírus.

No entanto, nos últimos dois anos, as autoridades de saúde global confirmaram que não há transmissão da Covid-19 por meio de itens alimentares reutilizáveis, como xícaras de café. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA afirmaram que não houve registro de nenhum caso de Covid-19 transmitido por contato superficial.

Com os procedimentos corretos de limpeza e higienização em vigor, os esquemas de troca de xícaras de café, como o HuskeeSwap, podem continuar trabalhando para reduzir o desperdício de xícaras descartáveis.

Máquina de café espresso com copos reutilizáveis em cima

Como as iniciativas de copos reutilizáveis podem beneficiar as cafeterias?

Julia Auchey é a Diretora de Marca da 92 Degrees, uma torrefadora do Reino Unido que participa do programa HuskeeSwap.

“Desde que aderiu ao esquema HuskeeSwap, houve muito interesse nos próprios copos, o que naturalmente aumentou a conscientização sobre o desperdício de copos descartáveis”, diz ela.

“Muitos clientes nos fazem perguntas sobre de que os copos são feitos e por que os usamos. Essa pequena mudança em nossos cafés é outro passo para alcançar algumas das metas de sustentabilidade da nossa empresa”, acrescenta.

Além de reduzir o desperdício de copos descartáveis, há vários benefícios em implementar um esquema de troca de xícaras reutilizáveis em cafeterias.

Para baristas, esquemas de troca de copos reutilizáveis podem ajudar a melhorar o fluxo de trabalho. Em vez de ter que enxaguar a xícara reutilizável de um cliente, ele pode simplesmente trocá-la por uma das xícaras reutilizáveis pré-lavadas da cafeteria.

Além de ser mais conveniente, também é mais higiênico. “Ao lavar os copos em locais com altos padrões de segurança alimentar, a HuskeeSwap ajuda a reduzir o risco de contaminação cruzada. Com isso, evitamos seu transporte em transporte público, carro ou bolsa”, explica Michael.

Além disso, as iniciativas de troca de copos reutilizáveis são mais convenientes e acessíveis para muitos consumidores – especialmente se eles esqueceram de trazer seu próprio copo reutilizável e não querem usar um copo descartável. No caso da HuskeeSwap, o Cyrus explica que pode-se emprestar os copos ou armazená-los através do aplicativo.

“O aplicativo HuskeeSwap permite que os clientes deixem seus copos usados para um crédito eletrônico em um ponto de entrega designado, o que lhes poupa o incômodo de carregá-lo por aí”, explica Cyrus. “É uma coisa tão simples, mas remove uma das barreiras para mais pessoas optando por esquemas de troca de copos reutilizáveis.”

Casca de cerejas de café

Reduzir o desperdício em toda a cadeia de suprimentos

O desperdício de copos descartáveis é em grande parte um problema para cafeterias e consumidores. E isso ilustra como criar uma economia circular em toda a indústria do café também é importante.

“Cerca de 1,35 milhões de toneladas de resíduos de casca são gerados globalmente todos os anos”, diz Jay. A casca é um subproduto da cereja do café e inclui a pele seca e o joio.

Toda a linha HuskeeCup é feita de um polímero eco compósito exclusivo, que inclui o uso da casca de café descartada.

“Transformar resíduos em outros produtos úteis certamente inspirará mais produtores de café, torrefadores e consumidores a serem também mais sustentáveis”, acrescenta Jay.

Julia concorda, dizendo: “Iniciativas como a HuskeeSwap podem aumentar a sustentabilidade ao longo da cadeia de suprimentos – especialmente à medida em que a pandemia aumentou nosso uso de plásticos e copos de uso único.” 

Michael me fala sobre o programa HuskeeLoop, que visa garantir que mais de 90% de tudo o que Huskee faz seja coletado e reaproveitado em novos produtos, e que nenhum copo vá para aterro.  “É possível reciclar os copos através do nosso esquema de reciclagem em circuito fechado. E o nosso primeiro produto desta linha sendo lançado ainda este ano”, diz ele, observando que isso ajuda a reduzir ainda mais o desperdício. 

pessoa carregando copos descartáveis com bebida

Com mais e mais cafés adotando esquemas de xícaras reutilizáveis, podemos permanecer esperançosos de que o uso de copos de uso único na indústria de café começará a diminuir significativamente nos próximos anos.

“O verdadeiro poder de um esquema de troca de copos reutilizáveis é que ele incentiva as pessoas a participarem dele”, conclui Cyrus. “Ao fazer isso, ele faz uma pressão mais ampla por um setor de café mais sustentável.”

Gostou? Em seguida, leia nosso artigo sobre como criar um menu de alimentos para cafeterias que minimize o desperdício.

Créditos das fotos: Huskee

PDG Brasil

Traduzido por Daniela Melfi

Observação: a Huskee é patrocinadora do Perfect Daily Grind.

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: