23 de setembro de 2020

Como Fazer Cold Brew na Aeropress em Apenas 2 Minutos

Compartilhar:

A AeroPress é um ícone do café especial, graças à sua versatilidade e facilidade de uso. É difícil fazer um café ruim com ela, mas também é fácil experimentar e criar sua própria receita. 

Até agora, porém, ela era usada principalmente para café quente. Tudo isso mudou quando a AeroPress, Inc. anunciou sua receita de cold brew na AeroPress – que, surpreendentemente, tem um tempo de preparo de apenas dois minutos.

Para descobrir como fazer um cold brew com uma AeroPress, junto com algumas dicas e truques para melhor sabor e extração, conversei com o criador do método de preparo, Alan Adler. Aqui está o que aprendi.

Leia também Comparação de Filtros para AeroPress: o Grande Teste!

aeropress

CAFÉ COLD BREW AEROPRESS EM APENAS 2 MINUTOS

Preste atenção na maioria das receitas de cold brew, independentemente do equipamento de preparo, e você verá tempos de infusão de 12 horas, 24 horas ou até mais. A preparação do café tradicional envolve calor, e por um bom motivo: é esse calor que acelera as reações químicas, permitindo que os compostos de sabor e aroma dos grânulos de café sejam extraídos na xícara. Para compensar as temperaturas mais baixas, a maioria das receitas exige tempos de preparo mais longos.

Vale a pena mencionar que o cold brew tem a reputação de ser mais doce e suave do que o café quente. Isso ocorre porque alguns compostos químicos não podem ser extraídos em temperaturas mais baixas. No entanto, com o tempo ou outro fator preponderante, você ainda pode obter uma deliciosa – e refrescante! – bebida. 

Isso torna o curto tempo de infusão do cold brew na AeroPress algo notável. Alan me disse: “Eu esperava aumentar gradualmente o tempo de infusão até que a mistura ficasse satisfatoriamente rica.”

“Então eu comecei com nosso tempo padrão e fiquei positivamente surpreso que era satisfatório, embora cerca de 10% mais fraco do que a bebida quente. Muitas poucas pessoas podem sentir uma diferença tão pequena. Mas a maneira mais fácil de restaurar essa pequena diferença seria usar 10% a mais de café. O padrão é uma colher cheia ou cerca de 16 gramas para uma porção de 230 gramas. Portanto, cerca de 17,5 gramas restaurariam a diferença. 

“Mas Alex Tennant, nosso gerente geral, sugeriu aumentar o tempo de agitação em vez de usar mais café. Tentamos o padrão de 10 segundos, 30 segundos, 1, 2 e 3 minutos. 1 minuto foi o suficiente. Houve muito pouca diferença após um minuto.”

Em outras palavras, a agitação intensa aumenta a extração e resulta em um tempo de preparo mais rápido – perfeito para quando o tempo está quente e você quer uma xícara de café frio agora. Mas vamos dar uma olhada em como você o prepara.

Saiba mais sobre extração em Entendendo a Extração do Café Para Uma Xícara Perfeita

cold brew na aeropress

COMO PREPARAR UM COLD BREW NA AEROPRESS

A AeroPress é famosa por sua simplicidade. Esqueça os círculos concêntricos e vários despejos, basta adicionar café, adicionar água, mexer e pressionar. Felizmente, preparar um cold brew é igualmente simples – embora com muito espaço para experimentar enquanto encontra a receita ideal. 

1. Monte sua AeroPress 

Quer você prefira preparar com o método tradicional ou invertido, o primeiro passo para um bom cold brew é preparar sua AeroPress. Você deve começar certificando-se de que está limpa e seca.

Em seguida, monte a AeroPress e coloque um filtro na tampa. É uma boa ideia escaldar o filtro com água quente depois de colocá-lo no lugar. Isso o ajudará a aderir à tampa e também reduzirá quaisquer sabores de papel. Algumas pessoas também gostam de experimentar dobrar a quantidade de filtros ou usar filtros de metal. Os de metal permitirão a passagem de mais óleos, criando um corpo maior e resultando em menos perda. Os filtros de papel, por outro lado, criam uma bebida mais limpa e mais leve, pois mantêm todos os óleos longe. 

Leia mais em Mexer ou Não Mexer o Café? Isso Melhora o Meu Coado?

filtros da aeropress

 2. Prepare seu café e adicione-o à câmara

A beleza da AeroPress está em sua versatilidade. Você pode usá-la com uma ampla variedade de cafés e fazer experimentos com o tamanho de moagem, tempo de infusão, proporção de preparo e muito mais. Como diz Alan, “A AeroPress funciona bem com qualquer tipo de café … A torra mais popular é média, que acho que tem o melhor sabor, mas você pode decidir pela que quiser”. 

Ele acrescenta: “Atualmente, bebo Yirgacheffe de torra média. Antes disso, era principalmente da Guatemala.”

No entanto, apesar da flexibilidade da AeroPress, existem algumas diretrizes a serem seguidas. A receita do cold brew pede uma moagem fina. Ao preparar café, quanto mais fina for a moagem, mais rapidamente serão extraídos os compostos de sabor e aroma. Moagens mais grossas são mais adequadas para receitas com longos tempos de infusão. 

Mesmo ao preparar com água quente, Alan recomenda ter cuidado com um tamanho de moagem excessivamente grosso. Isso ocorre porque isso leva a mais gotejamento antes de você começar a pressionar. “Se o gotejamento durante a agitação for superior a cerca de 3 mm, você pode tentar uma moagem mais fina ou usar um pouco mais de café… Gotejamento em grande quantidade reduz a força da bebida”, explica ele. “Algumas pessoas se preocupam mesmo com pequenas quantidades, mas eu pesquisei isso e concluí que menos de 3 mm não apresenta redução detectável na força.”  

A dosagem é outra variável que você deve considerar. Alan me disse que o padrão é “16g para uma porção de aproximadamente 230g”. Se quiser experimentar, comece com esta dose e depois ajuste-a lentamente até encontrar a receita que mais gosta. Como Alan diz em suas aulas de invenção, você deve “experimentar coisas mesmo que não espere que funcionem”. É assim que você descobre coisas novas.

Leia mais em Um Guia do Campeão Mundial de AeroPress para Vencer o Campeonato

grão de café moído

3. Adicione água

De acordo com a receita oficial da AeroPress, uma AeroPress padrão deve ser preparada com água a 80ºC. Em seguida, você deve mexer o pó de café e água por cerca de 10 segundos antes de pressionar.

Para o cold brew, você deve adicionar água à temperatura ambiente até a marca do número dois (que, pelos meus cálculos, é cerca de 130 gramas de água). Algumas pessoas também optam por usar água filtrada, porque certos minerais comumente encontrados na água podem retardar ou acelerar a extração. 

Essa quantidade de água deve ser suficiente para criar um concentrado de café, que será a base de sua bebida gelada. Alan me diz: “Pressionar o concentrado e depois adicionar água faz uma xícara mais suave… do que empurrar toda a água pelo café”, diz ele. 

Depois de adicionar a água, mexa por um minuto inteiro. Não fique tentado a pular esta etapa, ou você ficará com uma bebida fraca.

mexendo café na aeropress

4. Pressione

“Pressionar suavemente é a pressão mais rápida”, aconselha Alan. Ele explica que pressionar com força pode compactar as partículas de café numa barreira, tornando seu trabalho ainda mais difícil. Se você começar a sentir muita resistência, a ponto de ficar difícil continuar pressionando, faça uma pausa de 10 segundos. 

Depois de terminar a pressão, agora você pode remover o café moído de sua AeroPress e limpar o equipamento.

preparando cold brew na aeropress

5. Adicione mais água 

Agora que você tem seu café concentrado, pode adicionar água fria ou gelada para fazer uma xícara de café de 237 ml. Alan me disse que água em temperatura ambiente também funcionará bem se você não tiver acesso a gelo ou a uma geladeira. Novamente, é melhor usar água filtrada. 

cold brew na aeropress

Em um dia quente, há poucas coisas tão refrescantes quanto um cold brew. Com esta receita da AeroPress, você pode pular o tempo de preparo de 24 horas e começar a tomar seu café em menos tempo do que uma chaleira elétrica leva para ferver. Apenas certifique-se de usar uma moagem fina e mexa bem antes de pressionar.

Traduzido por Ana Paula Rosas.

Crédito das imagens: AeroPress, Fernando Pocasangre

PDG Brasil

Nota: Este artigo foi originalmente patrocinado  pela AeroPress 

Gostaria de ler mais artigos como este? Assine nossa newsletter!

Compartilhar: