2 de dezembro de 2022

Como a diversificação de produtos nas cafeterias pode ajudar na lucratividade?

Compartilhar:

Os cafés e torrefações têm um produto principal que é – e sempre será – o foco de seus negócios: o café. Vender bebidas preparadas com ele e pacotes dele em grãos ou moído para as pessoas prepararem em casa ou no trabalho é, naturalmente, uma parte fundamental de seu modelo de negócios. Mas e quanto à diversificação de produtos?

Na indústria de café moderna, muitas cafeterias e torrefações começaram a oferecer produtos diferentes para diversificar sua oferta, fortalecer sua marca e garantir novas fontes de receita. Além de oferecer maior estabilidade para o próprio negócio, diversificar também permite que as empresas comercializem outros produtos que representem os valores e a identidade de suas marcas.

Para saber mais, conversei com José De León Guzmán e Agnese Idà, da Kofra Coffee Roasters. Eles me falaram sobre a diversificação de produtos no setor cafeeiro. Continue a ler para saber o que disseram.

Você também pode gostar do nosso artigo sobre como as torrefações de café podem diversificar os seus ganhos.

mesa de uma cafeteria expondo produtos à venda

O que é diversificação de produtos?

José é o CEO e fundador da Kofra, uma torrefação de cafés especiais com quatro unidades em Norwich, Reino Unido. Ele explica como Kofra começou a diversificar seus produtos.

“No começo, eu realmente não queria vender outra coisa senão café”, diz José. “Nem mesmo salgados. Eu só queria vender embalagens de café e bebidas à base de café. Depois de um tempo, a equipe me disse que estava frustrada por dizer não às pessoas que queriam comprar salgados.”

Embora o foco na obtenção, torrefação ou preparação de café de alta qualidade deva ser a prioridade para qualquer marca de café de sucesso, restringir sua gama de produtos pode deixar o negócio vulnerável. É por isso que muitas marcas de café diversificam.

A diversificação de produtos é um conceito simples. Ao vender novos produtos, você pode implementar novos fluxos de receita e garantir algum nível de estabilidade futura se tiver problemas com seu produto principal. Para cafés e torrefações, produtos de panificação, equipamentos para preparo de café e mercadorias são opções comuns.

Agnese é a compradora de vinho e Diretora de Suprimento de Produtos de Luxo da Kofra. Ela observa que a diversificação de produtos não é apenas vender mais para aumentar a receita, mas também alinhar novos produtos à sua marca estabelecida.

“Passamos muito tempo procurando não apenas produtos interessantes, mas produtos que façam sentido para nós”, diz ela. “Queremos complementar nosso ethos com produtos de qualidade e produtos feitos por pessoas com quem amamos trabalhar.”

Estante de uma cafeteria, repleta de produtos à venda

Os benefícios da diversificação

O benefício imediato e óbvio para qualquer estratégia de diversificação bem-sucedida é algum tipo de aumento nas vendas e na receita. No entanto, com o tempo, existem vários outros que se apresentam no médio e longo prazo.

“Ao criar novas linhas de produtos, você adiciona diversidade”, diz Agnese. “Em vez de ser apenas um café, você pode se tornar um balcão único para produtos finos e um paraíso para os amantes da gastronomia, por exemplo.

“Por meio da diversificação de produtos, nos tornamos o lugar certo para produtos cuidadosamente selecionados e de alta qualidade que você não consegue na mercearia local.”

Ao oferecer novos produtos que se alinham com a identidade de sua marca, você pode esclarecer e aprimorar os interesses de sua empresa e, posteriormente, comunicar isso aos clientes. Você também pode demonstrar capacidade de acompanhar as mudanças nos gostos e demandas dos consumidores.

“Em alguns casos, pode ser sobre encontrar coisas que de outra forma não se encontraria em outras lojas”, diz José. “Agora, as pessoas que vêm às lojas Kofra têm a sensação de que fazer compras conosco é uma ocasião especial.”

A diversificação também pode ter um impacto mais amplo na comunidade. A parceria com outras empresas locais – como padarias, fazendeiros ou até mesmo artistas – pode impulsionar a economia local e comunicar que você tem uma paixão por aquilo.

“A terceirização local é definitivamente desejável”, explica Agnese. “É por isso que compramos muitos de nossos produtos perto de nossas lojas. Oferecemos carne bovina que envelhecemos na loja e leite de fazendas locais, por exemplo.

“No entanto, acreditamos firmemente que ser local não significa ser melhor. A qualidade é um fator importante, e também procuramos trabalhar com empresas que estão tomando decisões mais sustentáveis e ecologicamente corretas.”

Corte de carne "dry aged" dentro de um expositor

Diversificando com vinhos

Portanto, agora vemos por que as marcas de café se diversificam em diferentes categorias de produtos. Mas como você deve fazer isso? E quais produtos você deve escolher?

Em primeiro lugar, embora o café deva permanecer naturalmente o foco principal de qualquer café ou torrefação, a ramificação para outras categorias de alimentos e bebidas pode ser um processo natural ou orgânico.

Um ótimo exemplo é o vinho. Há anos que se traçam paralelos entre os setores do café e do vinho, conceitos como terroir, paladar e processamento experimental são comuns entre os dois.

“Na Kofra, os nossos vinhos são todos orgânicos, biodinâmicos e de baixa intervenção”, conta-me Agnese. “Isso significa que há a menor interferência possível no produto e no processo: mostrando a verdadeira expressão da uva e do terroir.”

Vinhos naturais (ou de baixa intervenção) usam pouco ou nenhum aditivo (como sulfitos, açúcares e ácidos) no processo de vinificação. A falta de estabilizantes geralmente cria sabores mais complexos e de frutas – semelhantes aos que você obterá em cafés de processamento natural ou experimentais.

“Depois de encontrar semelhanças entre nossos vinhos e cafés, esse trabalho se tornou uma paixão”, Agnese me diz. “Agora esse é um meio de expressão para a equipe e a empresa como um todo”.

“Começamos com apenas um punhado de garrafas e agora temos mais de 100 rótulos de todo o mundo, desde um clássico Chianti muito amado a alguns blends bem descolados”, ela afirma. “O mesmo vale para a nossa seleção de cervejas artesanais. Com a indústria crescendo tão rapidamente, definitivamente há mais demanda por cervejas excelentes.”

Diversificando com cervejas

José diz que esse é mais um passo natural, e que muitos consumidores com afinidade por cafés especiais também apreciam as cervejas artesanais. Para ele, isso ocorre provavelmente porque muitas vezes há o que ele chama de “ethos de pequenos lotes” por trás de ambos os produtos.

“Se você gosta de um bom café, existe uma grande chance de que também goste de uma boa cerveja”, diz ele. “Foi uma progressão natural para nós. Logo, nossa cerveja começou a vender muito bem e percebemos que havia uma grande sinergia entre cerveja e café ”.

Uma pesquisa do Business Insider mostra que as vendas de cerveja artesanal aumentaram 15% de 2012 a 2013 e as vendas da IPA (India Pale Ale) sozinhas cresceram 40%. Além disso, o mercado global de cerveja artesanal deve atingir USD 200 milhões até 2026.

“A Kofra trabalha com no máximo duas, três, quatro cervejarias, para manter os preços justos e tornar os produtos mais acessíveis”, diz José. “Há alguns anos, muitas cervejarias usavam o espresso como base para a stout, então criamos a nossa própria receita nesse estilo. “Ganhamos a medalha de ouro na categoria de melhor sabor na competição nacional do Reino Unido”, acrescenta.

Diversificando com alimentos

Bolos, doces e outros produtos assados são comuns na maioria dos cafés, pois combinam bem com o café. Porém, José explica que na Kofra os produtos alimentícios são um pouco diferentes; em particular, ele destaca a carne de vaca “dry-aged” (maturada a seco).

“É um produto premium porque é disso que se trata a especialidade”, explica ele. “É sobre rastreabilidade. No nosso caso, compramos carnes de criadores locais que cuidam dos animais bem tratados e alimentados exclusivamente com pastagens, sem uso de rações”

Prateleira expondo garrafas de vinho

Diversificando com equipamentos

Esta é outra área em que cafés e torrefações podem se diversificar. Estocar e vender equipamentos – moedores domésticos, balanças, chaleiras e coadores, por exemplo – tornou-se consideravelmente mais popular como uma nova categoria de produtos durante a pandemia de Covid-19.

As vendas de equipamentos para café cresceram 11% nos EUA, o que demonstra, acima de tudo, que o interesse do consumidor em fazer café de qualidade em casa é crescente.

No entanto, José alerta para não focar muito na venda de equipamentos. Ele observa que quase sempre há varejistas maiores que podem oferecer preços melhores.

“Não vendemos equipamentos para café porque não podemos competir com a Amazon”, explica ele. “O que podemos fazer é vender produtos relacionados à nossa marca.”

Diversificando com promoção da própria marca em mercadorias diversas

Outra opção são as mercadorias, que são uma forma de diversificar a sua gama de produtos e, ao mesmo tempo, divulgar a sua marca. Você pode adicionar seu logo ou slogan a canecas, bonés, camisetas ou jaquetas, por exemplo.

No entanto, José destaca que a qualidade deve estar sempre na vanguarda de todos os produtos, incluindo as mercadorias.

“A mercadoria deve ser algo que você ganha”, diz ele. “Não se pode apenas colar um logo em algumas camisetas e sair vendendo. As pessoas precisam ter esse apego, mas você precisa dar a elas a qualidade que promete e se relaciona com a sua marca.

“Por exemplo, a história por trás de nossas camisetas é simples. Encontramos as melhores impressoras em Norwich e pedimos as melhores camisetas que tinham para fazer um teste. Guardei a minha por seis meses e usei para ter certeza de que era de alta qualidade!”

Por fim, ele também observa que a Kofra fez parceria com um artista local para criar gravuras de cada um de seus quatro cafés. Tudo isso, diz ele, está disponível online.

“As gravuras são de uma artista que frequenta a Kofra todas as tardes, então ela fez uma arte para o Natal que enviamos aos nossos clientes regulares para dizer obrigado. E assim começou,” diz José.

braço de uma pessoa enquanto pega uma lata de cerveja de uma geladeira expositora

Como os proprietários do café podem ter sucesso com a diversificação de produtos?

Para que a diversificação de produtos seja um exercício lucrativo, você naturalmente precisa começar pela comercialização desses novos itens. Segundo Agnese, usar as mídias sociais para anunciá-los tem sido útil para a Kofra.

“A mídia social assumiu o controle da publicidade”, diz ela. “Agora é a nossa escolha quando informamos nossos clientes sobre novas linhas e produtos.

“Isso nos permite postar de forma rápida e fácil assim que um produto chega, e nos ajuda a nos conectarmos com nossas comunidades. Em troca, eles se sentem próximos de nós e ao conteúdo que compartilhamos.”

Anúncios de produtos por meio de mídia social ou boletins informativos por e-mail são especialmente úteis para alcançar uma ampla base de clientes rapidamente. Esse pode ser o caso se você vê uma série de pedidos para determinados novos produtos.

Além disso, a parceria com outras empresas locais com valores alinhados aos seus pode lhe dar ótimas ideias e trazer inspiração. “visitar outros lugares não para copiar, mas para aprender e ver onde as tendências estão indo é o que nos inspira,” diz José.

Agnese acrescenta: “Nós viajamos, comemos e buscamos pessoas que estão deixando uma marca de qualidade e sustentabilidade em sua área, assim como nós”.

caneca de café amarela apoiada sobre uma pilha de livros

Diversificar sim, mas sem perder o foco

Segundo José, “Você tem que ter orgulho de seus produtos e mostrar isso aos seus clientes, criar sinergia.” Ele ainda acrescenta: “Quando contratei a nossa primeira padeira, seus bolos realmente complementaram o nosso café. Os sabores representam a Kofra e tenho orgulho de vendê-los.”

No entanto, José conclui lembrando que o foco do seu negócio deve estar sempre claro. “Em última análise, não se esqueça de que, antes de mais nada, você é uma cafeteria”, diz ele.

Adicionar mais produtos é uma perspectiva empolgante, mas também é um processo repleto de desafios. Manter sua marca na frente e no centro e garantir que a qualidade permeie todos os produtos que você vende será a chave para qualquer sucesso na diversificação.

“Continuamos pesquisando para apresentar produtos de alta qualidade e de marca”, finaliza José. “Esse é o futuro da cafeteria: oferecer à comunidade um balcão único de alta qualidade.

Gostou? Então leia nosso artigo sobre como servir comida em  cafeterias especializadas.

Créditos das fotos: Kofra Coffee Roasters

Tradução: Daniela Andrade.

PDG Brasil

Quer ler mais artigos como este?  Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: